Vivendo um dia de cada vez . . . Porque o futuro a Deus pertence.







sábado, 18 de dezembro de 2010

Dói . . . dói muito . . .

Hoje decorreu a Festa de Natal da Escolinha do Afonso. Começou muito bem, correu muito bem e acabou mal...
O salão foi preparado com capricho, estava lindíssimo, não consigo imaginar a trabalheira que tudo aquilo deu a preparar e que dará agora a arrumar . . .
O tema da festa era "O Natal no Mundo" . . . no salão estavam representados os cinco continentes  . . . e abaixo do palco estava montado um cenário muito bonito com igloos, pinguins e muita neve . . . aliás tinha "nevado" na sala muitas bolinhas de esferovite que fizeram o delírio da criançada. O Afonso não foi excepção e adorou brincar com as bolinhas brancas . . . queria a todo  custo encher as frinchas da sebe que vedava o cenário dos igloos com elas.
No palco esteve muito bem, a Educadora de Ensino Especial deu uma ajuda à Educadora do Afonso e participou também na dança que eles representaram . . . oh oh . . . e o Afonso até tocou batuque . . .
Após a apresentação, fartou-se de brincar ao pé do cenário juntamente com outros meninos . . . claro que a mãe brincou com eles e ia juntando as bolinhas que eles atiravam ao ar . . .
A certa altura, os meninos maiores pularam a cerca do cenário para irem buscar os "montinhos de neve" que lá estavam . . . e . . . eis que . . . o Afonso com muito cuidado para não pisar nada também entrou para ir buscar a "neve". Qual não é o meu espanto, quando um dos membros da Direcção do Centro se dirigiu ao Afonso a chamá-lo á atenção para ele sair dali, pois estragaria o cenário . . . usando modos e tom pouco próprios para uma criança, muito menos para o Afonso que é Autista (Afinal a festa não era das crianças? As apresentações até já tinham terminado) . . . dirigi-me a esse senhor e apenas lhe disse que como ele bem sabia, o Afonso é AUTISTA e não é com berros nem  a ralhar que se lida com uma criança autista. Apenas murmurou um "peço desculpa" e saiu dali . . . 
Logo eu, que estive o tempo todo na cola do Afonso para não permitir que ele fizesse qualquer estrago . . . logo esse senhor, que está constantemente no Centro e que conhece bem o Afonso . . .
O resultado foi uma birra descomunal . . . o Afonso nem queria ir ao Pai Natal receber a prendinha . . . e o lanche no final, foi para esquecer . . . viemos logo embora.
Dói . . . dói muito.

4 comentários:

  1. Que tacanhês...que gente miudinha,pequena de espírito.A mim repugna-me.Seja quem for,não é assim que se fala a uma criança desta idade,ainda por cima sabendo que ele tem Autismo.O que me doi é sentir e saber que os nossos meninos sentem tudo.O meu dizia que era porquinho,porquê?Porque as pessoas diziam que ele o era por ainda usar fralda.E há dias perguntou ao pai se ele era doente...até me veio as lágrimas aos olhos,o pai respondeu:Não filho,não és doente...e se alguém te disse isso essa pessoa é que é doente...bolas...mas ainda bem que o Afonso teve a mãe logo ali a defende-lo!Parabéns...e muita força para lidar com estas "ajudas"...Bom Natal para o Afonsinho e família.

    ResponderEliminar
  2. O problema ou talvez o maior problema da nossa sociedade de hoje em dia é a ignorância. As pessoas normalente reagem da maneira que bem entendem ignorando que cada ser humano é diferente e que é isso mesma que torna a humanidade o que realmete é.... espetacular e magnifica!! É o que temos.... só nos resta fazer uma coisa.... tentar ser diferentes desses ignobeis.... dia após dia.... alguém tem que começar por fazer a diferença!

    ResponderEliminar
  3. Eu sei que custa....
    A festa correu lindamente, tudo estava ao pormenor...e graças ás Educadoras e Auxiliares do centro apenas....
    Sei muito bem quem é o senhor a que te referes, a parte mais fraca que este centro tem, é mesmo algumas pessoas como esse senhor, que sinceramente não sei o que fazem por lá.... essa não é a primeira atitude rude que esse senhor tem...
    Infelizmente, num centro no qual o Director é um Padre e um excelente Padre, não sei como tolera pessoas dessas na administração....
    Não ligues, atira para trás das costas, o mais importante é o Afonso, o bem estar dele e as alegrias dele...
    Só é pena que tenha acabado mal..... uma vez que tinha corrido lindamente.

    Beijinhos....

    ResponderEliminar
  4. Sociedade.... Pessoas na sociedade.....Comportamentos destas na sociedade.....

    Infelizmente, nem nesta quadra natalicia, as pessoas da nossa sociedade não conseguem mudar os seus comportamentos com a mesma..... Realmente a falta de educação no mundo e na sociedade é muito grande, cada dia que passa somos confrontados com comportamentos estranhos e alguns intoleráveis como este.... este comportamento de todo que não é normal, pois estamos perante uma criança que até ao seu ano e meio de vida foi saudável e perfeitamente normal, agora infelizmente depara-se com um problema para a vida "O Autismo"....E pessoas como esta, conseguem fazer com que a quadra natalicia seja bem marcada pela falta de educação que existe na nossa sociedade.....

    Tenho pena, pois a instituição tem como dever, acolher e mimar os nossos meninos..... Tem sobretudo uma missão de marcar pela diferença, mas que esta seja positiva, e torne esta instituição um exemplo BOM.

    ResponderEliminar

Deixe sempre o seu nome, obrigado!