Vivendo um dia de cada vez . . . Porque o futuro a Deus pertence.







quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Balanço . . .

Este ano foi sem dúvida muito positivo . . . 
O Afonso conquistou muitas competências, tem tido um desenvolvimento fantástico.
Foi um ano cheio de rosas, mas de rosas com espinhos é certo. Tivemos conquistas, alguns retrocessos pelo meio, mas muita aprendizagem.
O Natal passado apenas pedi a Deus que o Afonso aprendesse a falar, este ano agradeço a Deus por esse presente maravilhoso. 
É uma sensação de extrema felicidade ouvi-lo a chamar "mamã" é encantador como tenta repetir correctamente as palavras que ouve e como nos vai contando o que se passa, é maravilhoso conversar com ele. O vocabulário dele é ainda reduzido e ainda demonstra dificuldade com muitas palavras, mas já constrói algumas frases.
Mas não foi só na fala que as coisas correram bem, ao nível da interacção também temos um grande desenvolvimento, o Afonso já brinca com as outras crianças, embora não em grupos grandes.
Relembro que quando recebi o diagnóstico de autismo uma das coisas que mais me preocupava era mesmo o facto de pensar que o Afonso poderia ser ou não autónomo, hoje digo "O Afonso É autónomo", hoje eu tenho a certeza absoluta que o meu menino terá uma vida dentro da normalidade.
O Afonso não gosta que o ajudem nas suas "tarefas" diárias, ele luta e persiste até as conseguir fazer e bem. Ele adora ajudar nas tarefas de casa, arruma os seus brinquedos, despe-se e veste-se sem ajuda.
O Afonso é um companheiro de todos os momentos.
Hoje, se me perguntarem o que é o autismo, eu respondo:
Autismo, é uma forma de estar na vida :)

2 comentários:

  1. Eu também partilho que o Afonso sendo uma criança autista tem mais autonomia do que algumas crianças do grupo de 3 anos com quem trabalho diariamente...sem dúvida Cláudia Angélica Rodrigues, tens mais é que estar orgulhosa do filho que tens. E só de o ouvir chamar por mim fico derretida, os beijinhos e os abraços dele são super especiais...Adoro-o!:) Dora

    ResponderEliminar
  2. Faço minhas as tuas palavras mana, a cada dia que passa o nosso Afonso dá um salto... Adoro ouvir ele a chamar pelo "Xalo" e a dizer "empesta" para o Gonçalo lhe emprestar os carritos, coisa que no passado ele nao fazia, sentava-se no chão tristonho e muitas vezes a chorar sem conseguir dizer o que queria....
    Deus é grande e existe....podes ás vezes demorar um pouquinho mas nao falha....
    Continua a lutar porque vale a pena....
    Beijinhos ao Grande Afonso....

    ResponderEliminar

Deixe sempre o seu nome, obrigado!