Vivendo um dia de cada vez . . . Porque o futuro a Deus pertence.







quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Faz de conta . . .

O jogo do faz de conta é uma das limitações conhecidas das crianças autistas.

À bocado no fim de jantar, eis que o Afonso levanta-se da mesa e dirige-se ao seu carrinho, olha para nós e diz-nos "ades" acenando ao mesmo tempo, respondemos ao aceno repetindo o adeus e ele manda-nos beijinhos com a mão. Monta o seu carrinho e dá uma volta à cozinha, pára perto de mim sai do carrinho e sorrindo dirige-me uma série de "blá blá blás" volta a montar o carrinho repetindo o "ades" e acenando com direito a beijinhos, dá mais uma volta à cozinha e desta vez pára perto pai, repetindo a mesma "cena" que fizera comigo. Volta a montar no carrinho, volta a dizer "ades" acenando e mandando beijinhos e  dá mais umas voltas à cozinha. Quando volta a parar olha-nos e diz :"Oá" respondemos ao Olá
A brincadeira ainda se repetiu durante um bocado, até que se cansou e na última volta carregou na bagageira do carrinho os seus carros e foi brincar com eles.
Faz de conta . . . , que vais viajar . . . e que voltas e nos cumprimentas . . . 

1 comentário:

  1. Eu também acho que os nossos meninos têm muita imaginação!Houve momentos em que não(no início,na descoberta do problema)mas depois de nós os descobrirmos e eles a nós,eles entram no nosso mundo e sonham...o meu tem muitos jogos de faz de conta.E eu aproveito isso para explorar até onde vai a imaginação dele,por exemplo,fazer de conta que é bebé...não pode falar pois os bebés não falam,é muito divertido,pois com a irmã nunca tive destas brincadeiras tão especiais!O Afonso foi de "férias" de carro..pela cozinha fora,foi e voltou...isso é imaginação...é fazer de conta!!!Beijinhos!

    ResponderEliminar

Deixe sempre o seu nome, obrigado!