Vivendo um dia de cada vez . . . Porque o futuro a Deus pertence.







sábado, 11 de setembro de 2010

As conquistas . . .

O Afonso esta semana teve o seu regresso à creche e até correu muito bem . . . confesso que estava receosa, depois de três semanas comigo em casa . . .

No entanto a Educadora é a mesma e o grupo também, embora tenham entrado alguns companheiros novos, mas a sala de aulas mudou e a auxiliar também (o Afonso era e é vidrado nela e tem razões para isso, ela é simplesmente espectacular), tudo isto me preocupava!
Por vezes o Afonso reage mal a espaços que não conhece . . . 
Mas, a reacção do Afonso foi excelente . . . 
Segundo a Educadora ele gostou da sala, dos amiguinhos manteve uma certa distância procurando sempre brincar perto dela. Mas obtivemos reacções, na canção dos bons dias já acompanhou o grupo na coreografia por iniciativa dele, sem falar que noutra situação deu um pontapé à Educadora para mostrar o seu desagrado por ela não fazer o que ele queria (fiquei contente por ele mostrar o desagrado dele, não fiquei contente por ter escolhido o pontapé para o demonstrar) . . .
Nós pais temos um papel muito importante na aprendizagem do nosso filho,  temos que trabalhar muito com ele em casa, ter muita paciência e dedicar-lhe muito mais de nós.
Mas não menos importantes são todos os profissionais que trabalham diariamente com o Afonso: Educadores, Auxiliares, Terapeutas . . .
Eu posso dizer que apesar de tudo o meu filho tem muita sorte com quem cruza o seu caminho. Os terapeutas são fantásticos, as auxiliares cinco estrelas, a educadora de ensino especial é uma excelente profissional, a educadora de todos os dias a essa nem tenho palavras para descrever, é incansável, é amiga, é como uma segunda mãe para o meu filho além de ser uma profissional exemplar

A todos eles e de todo o meu coração, o meu muito obrigado!

3 comentários:

  1. Olá, Claudia
    Confesso que só na sexta-feira soube que o teu menino lindo tinha autismo. Fiquei em estado de choque.
    Mas sei que és uma mulher com muita coragem, que enfrentas a vida, com tudo o que ela nos dá: por vezes coisas menos boas, mas também muitas coisas boas. Só temos que estar atentos para que as coisas boas não nos passem despercebidas. Sei que estás no caminho certo para ajudar o Afonso (que é um menino LINDO!) e sei que com o apoio do teu marido e da tua famila és uma MULHER capaz de ir até ao fim do mundo pelo Afonso.
    Um beijo muito grande, Madalena

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Madalena!
    Mas tu sabes tão bem como eu, que a vida nos prega partidas. A nós cabe-nos dar a volta por cima e "viver".
    Espero encontrar-te em breve!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Claudia,para te "acalmar"...tenho a dizer que conheci este ano um menino com autismo,de 5 anitos...nunca falou até há pouco tempo,hoje fala ainda em eco,MAS faz-se entender,ele entrou para a escolinha do meu.A Educadora do meu filho que é espetacular,já me tinha dito:"O R.fala...vocês é que pensam que não" e o certo é que eu já falei com ele,não tem ainda a capacidade da pergunta/resposta,mas é possível conversar com ele!E o que o fez despertar para a o nosso mundo em grande parte foi a Hipoterapia.
    Foi também o que aconteceu com o meu,que só há uns meses usa o "Eu" e fala quase como as outras crianças(quase)...por isso,calma..um dia destes ele vai ser um tagarela!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar

Deixe sempre o seu nome, obrigado!